Sexta-feira, Abril 26, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeNão esqueça as fibras alimentares, ainda mais indispensáveis em tempo de pandemia

Não esqueça as fibras alimentares, ainda mais indispensáveis em tempo de pandemia

Dito abreviadamente, estas fibras são componentes dos alimentos de origem vegetal (de cereais, leguminosas e hortofrutícolas), imprescindíveis para a manutenção da nossa saúde. Cerca de 40% das nossas necessidades alimentares exige produtos hortícolas e frutos, excelentes fontes de fibras. Estas são conhecidas pelo seu papel regulador do trânsito intestinal mas têm outros desempenhos de grande importância, como sejam o controlo e a prevenção do excesso de peso, da diabetes, do excesso de colesterol, contribuindo para a diminuição do risco da doença cardiovascular, e muito mais. Há dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, por vezes estes dois tipos encontram-se presentes no mesmo alimento. Acabam por se complementar num regime alimentar orientado para a saúde e para o bem-estar.

Há formas simples e económicas de se aumentar o consumo de fibra, comendo com satisfação e prevenindo doenças: substituir o pão branco pelo escuro, de mistura ou integral; substituir parcialmente os cereais tradicionais por cereais de pequeno-almoço ricos em fibra não-açucarados, como é o caso dos económicos flocos de aveia; optar pelo consumo regular ao longo da semana, no prato principal ou na sopa, de leguminosas, tais como feijões, ervilhas, grãos, favas e lentilhas; comer a fruta com casca, etc., etc. Recorde-se que o aumento das chamadas doenças da civilização (obesidade, problemas do foro cardiovascular, diverticulite, cálculos biliares, prisão de ventre, tumores do cólon e do reto…) veio chamar a atenção dos especialistas em nutrição para as carências advenientes de regimes alimentares pobres em fibras. Haverá casos em que poderá ser necessário recorrer a suplementos alimentares ricos em fibra, o aconselhamento do profissional de saúde é indispensável, pois há patologias em que o aumento do consumo de fibra está contraindicado.

E porquê o aconselhamento do profissional de saúde? Recomendo-lhe que fale com o seu farmacêutico, a propósito do consumo das fibras e seus benefícios. Nos casos de estar a fazer medicação, ou de ter alguma patologia pré-existente, informe claramente o farmacêutico antes de tomar qualquer tipo de suplementos ou laxantes à base de fibras alimentares. Pergunte-lhe mesmo como se deve processar o consumo gradual de fibra e como este deve ser acompanhado de mais água. E porquê? O aumento do consumo de fibra deve ser gradual e em caso algum é excessivo. Aumentar a ingestão de fibras deve igualmente ter em consideração de que deve beber mais água, uma vez que esta é fundamental para que a fibra exerça as suas funções.

E não esqueça que os alimentos ricos em fibra têm, de um modo geral, baixo teor em calorias e gorduras. No entanto, há alimentos processados ricos em fibras (como certas bolachas) que podem ricos em sal, gordura e açúcar, tornando-se demasiado calóricos e com muito pouco interesse nutricional. Nestes casos, dê atenção à rotulagem dos alimentos, não se fie só nas fibras.

Mário Beja Santos

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar