Sexta-feira, Abril 26, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeTormentos com medicamentos? Tem bom remédio, ligue mil e quatrocentos

Tormentos com medicamentos? Tem bom remédio, ligue mil e quatrocentos

Com o aparecimento da pandemia, têm vindo a ser tomadas medidas de apoio a doentes crónicos, com sérias limitações de mobilidade ou a quem seja recomendado menor exposição a contágios. Assim se procedeu com a distribuição de medicamentos habitualmente dispensados nas farmácias hospitalares que foram transferidos para farmácias comunitárias. Uma associação empresarial, a Associação Nacional das Farmácias, encontrou um processo expedito para quem à saída de uma urgência hospitalar ou tendo necessidade súbita de um medicamento urgente não ande ao acaso à procura de um bem essencial para a sua saúde, criou a linha 1400, um serviço telefónico gratuito que assegura o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia.

A ordem é ficar em casa, é preciso saber que a farmácia tem ou não tem um medicamento, é urgente tomá-lo. Sabe-se que as provisões de medicamentos têm conhecido limitações durante toda esta crise do Covid. A linha 1400 permite saber com prontidão em que farmácia se pode obter um medicamento que lhe foi prescrito. Também esta linha 1400 pode ser usada para planear visitas à farmácia. Outra vantagem enorme para os doentes vulneráveis é a garantia da dispensa de medicamentos ao domicílio em qualquer ponto do país, com serviços próprios e em parceria com as autarquias, IPSS e os CTT. Quem decidir optar por ir ao balcão da farmácia, recorrendo previamente à linha 1400, reserva ou encomenda medicamentos e produtos de saúde na farmácia à sua escolha.

Cerca de 30 mil pessoas já usaram esta linha, regressaram os turnos das farmácias, mas o número de farmácias abertas à noite é menor, daí uma vantagem suplementar em recorrer à linha 1400 para evitar viagens escusadas.

É muito importante ligar para a linha 1400 quando se trata de medicamentos de disponibilidade reduzida, nem vale a pena insistir na comodidade, visto que essa garantia de receber medicamento em segurança e mesmo com o apoio da farmácia.

Outra informação que me parece útil: a linha funciona 24 horas por dia, digamos que em dois ciclos, durante o dia entre as 9h e as 21h as pessoas podem ligar para o 1400 para obterem apoio a encontrar medicamentos poucos disponíveis; de noite a linha é particularmente útil para que as pessoas possam encontrar com facilidade a farmácia de serviço mais próxima de si, dado ter havido alteração de turnos, a linha confirma logo que a farmácia de serviço tem disponibilidade dos medicamentos que precisa, eles ficam logo reservados.

Nesta pandemia sem termo à vista é bom noticiar que se puseram em prática medidas de proteção para os doentes mais expostos, têm sido evitadas visitas aos hospitais, onde existem os perigos de infeções nosocomiais, e a linha 1400 evita incómodos, sobressaltos e perdas de tempo. Seja um medicamento urgente, seja um medicamento decorrente da renovação automática de receitas, seja por necessidade de apoio para encontrar medicamentos de disponibilidade reduzida, a chave é uma chamada gratuita: 1400, uma prestação de serviço de valor inestimável para a sua saúde.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar