InícioRegiãoDebate sobre o papel de Rio Maior no 25 de novembro de...

Debate sobre o papel de Rio Maior no 25 de novembro de 1975

No período que medeia entre o dia 25 de Abril de 1974 e a data de aprovação da Constituição de 1976, conhecido pela generalidade como PREC ou Processo Revolucionário Em Curso, a realidade nacional foi marcada por momentos de grande agitação social e política.

Especialmente crítico, o chamado Verão Quente de 1975, que terá o seu remate com a crise de 25 de novembro do mesmo ano, será marcado por uma acesa disputa entre forças partidárias de direita e de esquerda e por cisões decorrentes das ideologias que dominam o Norte e o Sul do país, marcando Rio Maior a fronteira nesta contenda.

Na celebração do 46.º aniversário do 25 de Novembro, o Município promove um debate para “esclarecer o papel simbólico e efetivo que Rio Maior e as suas gentes desempenharam e o contributo que terão dado para a instituição do regime constitucional democrático no país”.

Para esse debate convidaram Diego Palacio Cerezales, investigador e docente na Universidade Complutense de Madrid e autor, entre outras, da obra O Poder Caiu na Rua, e Tiago Gil Gomes, mestre em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra e autor da tese Os Acontecimentos de Rio Maior e a Dicotomia Norte-Sul entre 1974 e 1976.

O debate terá lugar pelas 21 horas, da próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, numa sessão que contará com a moderação de António Arribança, e será transmitida em direto via página Facebook do Município de Rio Maior.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem