O cineteatro de Rio Maior recebe, nos dias 05 e 12 de março, o espetáculo “Memória”, que marca o arranque do programa Somos Todos Um Rio, que resulta de uma parceria entre o município, as juntas de freguesia e o Beleza Teatro.
Este primeiro espetáculo, desenvolvido com a população do Arco da Memória, conta com os apoios da Junta de Freguesia de Rio Maior e do Coletivo RG -Projeto Teatro Comunitário, sendo que o projeto de teatro comunitário Somos Todos um Rio, dirigido pelo encenador Rui Germano, vai decorrer ao longo de dois anos nas 10 freguesias do concelho de Rio Maior (Santarém), é referido numa nota do município.
Com o objetivo de colaborar na programação, formação e criação artística local, em cada freguesia, um grupo de trabalho “desenvolverá, com a população local, um espetáculo, que será o reflexo do que é o sentir daquela comunidade”, é acrescentado.
“Somos Todos um Rio” é um projeto de teatro comunitário alargado a todo o concelho de Rio Maior, que visa colaborar na programação, formação e criação artística local. Um projeto que vai englobar todas as suas 10 freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população. Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espetáculo, que será o reflexo do que é o sentir daquela comunidade.
Nas palavras do seu diretor artístico, Rui Germano, “Este projeto é como um percurso de um rio que rompe na nascente, percorre um território, absorvendo materiais, até por fim desaguar na imensidão do mar. Como Um Rio Maior que afinal Somos todos Nós.”
Ficha técnica
Direção e Encenação
Rui Germano
Assistente de Encenação
Claudia Arroja
Com:
Anabela Gonçalves; Barbara Martins; Cátia Freitas; Clara Rosa; Cristiana Martins; Daniel Santana; Graça Filipe; Isabel Vasconcelos; Ivo Covaneiro; Joana Gomes; Jorge Martins; Lara Gonçalves; Luísa Monteiro; Maria Rogério Rosa; Nélia Vitorino; Patricia Santos; Xana Martins.

















