Domingo, Maio 19, 2024
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Professores do Projeto Erasmus+ KA2 recebidos na Câmara de Santarém

Os 13 professores que participam no Projeto Erasmus+ KA2, intitulado “CE-E VET Circular economy and entrepreneurship to boost VET students’ employability and resilience”, no Politécnico de Santarém, foram recebidos esta quarta-feira, 13 de julho, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, Ana Torres e Bento Cavadas, Professores do Politécnico de Santarém, deram as boas vindas aos participantes no projeto, que são provenientes da Polónia, Roménia, Espanha, Itália e Turquia.

De referir que, o “CE-E VET Circular economy and entrepreneurship to boost VET students’ employability and resilience” é um projeto Erasmus+ KA2 que visa “promover o sistema de ensino e formação profissional para inovar e avançar para uma força de trabalho mais sustentável e à prova das alterações climáticas”.

“A participação de três escolas de EFV provenientes de áreas menos desenvolvidas da UE (RO, PL, TR), uma instituição de ensino superior de Portugal, uma ONG italiana especializada em desenvolvimento de competências e empregabilidade, e uma associação empresarial é um consórcio adequado para oferecer uma solução prática que consiga resolver questões comuns”, refere a nota da autarquia.

“A educação profissional e técnica tem de proporcionar aos indivíduos as aptidões, capacidades e competências necessárias às suas ocupações, de acordo com os objetivos da economia e as exigências do mundo empresarial. Uma característica distinta deste projeto é o enfoque na oferta aos estudantes EFV de competências adequadas sobre sustentabilidade, economia circular, e outros conhecimentos essenciais ligados ao empreendedorismo para aumentar a sua capacidade de encontrar soluções para as questões atuais ligadas à sua futura profissão”, adianta a nota.

Os resultados esperados com este projeto são “criar um quadro de competências claro e abrangente que combine competências transversais, empresariais e ecológicas necessárias ao mercado de trabalho real, necessárias aos educadores EFV para impulsionar a preparação dos seus estudantes”.

Para além de desenhar e testar um programa de desenvolvimento profissional de educadores de EFV para melhorar a sua preparação e promover a sua capacidade de apoiar estudantes de EFV a desenvolverem competências selecionadas. Por fim, pretende-se criar a biblioteca CE-E VET composta por REA e materiais prontos a usar pelos educadores EFV para promover as competências de empregabilidade nos estudantes de EFV.

 

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