Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioSociedadeMarcha do Orgulho lamenta recusa de apoio da Câmara de Santarém para...

Marcha do Orgulho lamenta recusa de apoio da Câmara de Santarém para exposição “Famílias LGBTI+”

Marcha do Orgulho lamenta recusa de apoio do município

A Marcha do Orgulho de Santarém (MOS) lamentou, em comunicado, a indisponibilidade do município de Santarém em apoiar financeiramente a organização na tentativa de trazer à cidade a exposição fotográfica “Famílias LGBTI+”, de Mag Rodrigues.

“No dia 7 de junho, a MOS enviou um pedido de colaboração, via e-mail, à Câmara Municipal de Santarém, no sentido de solicitar apoio financeiro para trazer a exposição fotográfica “Famílias LGBTI+” da artista Mag Rodrigues”, refere o comunicado do MOSD, adiantando que “a 25 de julho, o executivo responde unicamente “Em resposta ao vosso pedido, serve o presente para informar da indisponibilidade do Município para o apoio solicitado”.

O MOS afirma que “desde a primeira Marcha presencial, em 2021, que convidámos o executivo a estar presente, não só não se fez representar por ninguém, como nunca obtivemos resposta”.

Queixa-se ainda que “no ano passado, à semelhança do que fizemos no ano anterior, solicitámos à CMS a utilização do Coreto, no Jardim da República, espaço público, bem como o acesso à eletricidade do mesmo para fazermos a leitura do manifesto e darmos lugar aos discursos. Vimo-nos sem acesso à eletricidade”.

Declarando ter sido com “profundo espanto, admiração e tristeza” que recebeu o “não” da Câmara Municipal de Santarém, a MOS salienta que, “mais do que nunca”, a marcha que promove anualmente, desde 2021 (em forma presencial), na cidade, é necessária para afirmar Santarém “como uma cidade segura para todas as pessoas, em particular para as LGBTIAP+”.

A organização questiona a Câmara sobre o que motiva a sua indisponibilidade para apoiar as iniciativas que tem vindo a realizar. Pergunta ainda o que tem feito a autarquia no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal +Igual (ENIND – 2018/2030), nomeadamente quanto aos Planos Municipais de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens, para a Prevenção e o Combate à Violência Contra Mulheres e à Violência Doméstica e para o Combate à Discriminação em Razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais.

Tendo em conta a recusa de apoio por parte do município, a MOS iniciou uma campanha de angariação de fundos para levar a exposição “Famílias LGBTI+”, de Mag Rodrigues, ao evento que tem agendado para 16 de setembro em Santarém, disponível em https://gofund.me/465e2cd8.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar