Sábado, Abril 27, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerManuel Freire e Bia Ferreira - Concertos no Teatro Sá da Bandeira...

Manuel Freire e Bia Ferreira – Concertos no Teatro Sá da Bandeira de Santarém revisitam a música enquanto símbolo de liberdade

Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, vão realizar-se vários concertos, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém, que revisitam a música enquanto símbolo de liberdade.
O primeiro é no dia 5 de abril, às 21h30, com o cantor Manuel Freire, um dos nomes incontornáveis da canção de intervenção, no âmbito dos 12 anos da AJA Santarém-Associação José Afonso.
Manuel Freire acompanhado por João Paulo Esteves da Silva ao piano e por Ricardo Dias ao acordeão cantará alguns temas que fizeram história na resistência ao regime salazar-marcelista com destaque para “Pedra Filosofal”, poema de António Gedeão, que se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura do Estado Novo e, de certa forma, contra a guerra.

Bia 02 Creditos Camila Tuon
A artista brasileira Bia. Imagem: Camila Tuon

No dia seguinte, 6 de abril, o álbum “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado” e “Faminta”, da artista brasileira Bia Ferreira, personifica-se no palco do Teatro Sá da Bandeira de Santarém, às 21h30.
Com quase uma década de atuação e presença nos grandes circuitos musicais, a artista compositora, multi-instrumentista e ativista Bia Ferreira, de Minas Gerais, define, a sua música como “MMP – Música de Mulher Preta”.
Os direitos das mulheres, dos negros, da comunidade LGBTQI+, do racismo, da homofobia, do feminismo, do amor e da política estão no centro das letras de Bia Ferreira: a “missionária da revolução” para quem cantar é educar e espalhar a palavra.
Os seus energéticos concertos são muito mais que apenas música: são um espaço de esclarecimento, provocação, motivação e de luta por aquilo em que acredita.
Os bilhetes para os concertos de Manuel Freire e Bia Ferreira custam 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Sá da Bandeira, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
Venda e reservas de bilhetes é possível também através da plataforma online – BOL https://cmsantarem.bol.pt e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Uma organização do Município de Santarém e das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém-Associação Cultural em parceria com o Exército Português e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

 

1 comentário

  1. Sejamos claros e intelectualmente honestos, as autoridades oficiais andam-nos a impingir à quarenta e oito anos celebrações simbólicas do 25 de Abril, enquanto, paulatinamente, a ideologia político-partidária que tomou o poder com o golpe político-militar de Novembro de 75, tem vindo a destruir – através do rotativismo -, tudo o que foi conquistado pelas pessoas e as classes trabalhadoras, organizadas nos locais de trabalho, de habitação e em movimentos sociais, populares e sindicais durante aqueles 580 dias, em que a poesia, imaginação, criação e construção de novas e reais relações laborais, sociais, económicas e culturais foram experimentadas, mas não tiveram tempo para serem consolidadas.

    Hoje, o poema, “Data” de Sophia, sendo intemporal, está deveras actual, porque mais próximo do Estado a Que Chegámos, com o rotativismo político-partidário ao serviço das corporações capitalistas internacionais.

    Data

    Tempo de solidão e de incerteza
    Tempo de medo e tempo de traição
    Tempo de injustiça e de vileza
    Tempo de negação
    Tempo de covardia e tempo de ira
    Tempo de mascarada e de mentira
    Tempo que mata quem o denuncia
    Tempo de escravidão
    Tempo dos coniventes sem cadastro
    Tempo de silêncio e de mordaça
    Tempo onde o sangue não tem rastro
    Tempo da ameaça

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar