Alcanena Comemorou Dia Mundial do Ambiente com limpeza do rio Alviela

Em Sociedade

O Dia Mundial do Ambiente foi assinalado em Alcanena com uma ação de limpeza, desobstrução e reabilitação de um troço do rio, junto à zona dos Olhos de Água. A iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena envolveu também os restantes parceiros que assinaram o “Protocolo de Colaboração para Valorização do Rio Alviela”, no passado dia 22 de maio, dia Internacional da Biodiversidade.

Nesta ação, para além de autarcas e colaboradores, participaram 21 alunos da turma 9.º D, da Escola Secundária de Alcanena, acompanhados da Professora Magda Reis, assim como 20 alunos da Escola Básica do Castelo, de Lisboa, integrados no Projeto Escola Ciência Viva.

A sessão teve início com um briefing sobre os trabalhos a realizar e sobre a importância da limpeza dos cursos de água, quer para o homem, quer para as restantes espécies.
Durante os trabalhos de remoção de árvores e arbustos secos, foram também identificadas algumas das espécies autóctones e formas de controlo das espécies invasoras que se encontraram no local, com vista à sensibilização para a importância de uma boa manutenção destes ecossistemas.

Com o auxílio de todos os intervenientes, foram ainda recolhidos vários quilos de lixo, sendo a maioria sacos de plástico, embalagens e garrafas de vidro.
Recordamos que o protocolo acima referido foi assinado pelo município de Alcanena, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Agrupamento de Escolas de Alcanena, as Juntas de Freguesia do concelho, a AQUANENA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena), e a Associação Centro Ciência Viva do Alviela.
Brevemente serão anunciadas novas datas para as próximas ações a desenvolver no âmbito deste protocolo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início