A Neoen, um dos principais produtores mundiais de energia exclusivamente renovável, anuncia o início da construção do maior parque solar em Portugal, com uma capacidade de 272 MWp, capaz de abastecer 110 mil residências.
O parque é composto por duas centrais solares contíguas: a Central Solar Torre Bela (68 MWp), integralmente detida pela Neoen, e a Central Solar Rio Maior (204 MWp), esta última detida em parceria com a Aura Power, um promotor global de projetos de energia renovável. Situa-se na Herdade da Torre Bela, concelho de Azambuja, 70 km a norte de Lisboa e está ligado à subestação da REN, em Rio Maior, através de uma linha aérea de 400 kV.
Capacidade para abastecer 110 mil residências
A Aldesa, um dos maiores grupos de construção em Espanha, foi notificada para dar início ao contrato chave-na-mão EPC (Engineering, Procurement and Construction). O comissionamento do parque solar está previsto para o início de 2024. Uma vez operacional, a sua produção esperada de mais de 500 GWh de energia verde corresponderá ao consumo anual de 110.000 residências.
Cerca de 80% da energia renovável produzida será comercializada pelo estado português, ao abrigo de dois contratos de aquisição de energia (power purchase agreements – PPA)) a 15 anos adjudicados no leilão de capacidade renovável de 2019. O início dos PPAs está previsto para 2025. A venda da restante energia e certificados de origem será feita no mercado bilateral de eletricidade.
Segundo a empresa, “o parque solar será construído em unidades com uma dimensão média de 20 hectares e separadas por corredores verdes para fomentar a conexão entre os cerca de 200 hectares de áreas de proteção da biodiversidade”.
Corredores verdes e 6 mil sobreiros mantidos
A Neoen garante que “mais de 6.000 sobreiros, uma espécie protegida em Portugal, serão mantidos nestes espaços. Para garantir a integração paisagística das centrais solares será criada uma cortina arbórea e arbustiva para a mitigação do impacto visual dos ativos no local”.
Bernardo dos Santos, managing director da Neoen Portugal, afirma: “É com grande satisfação que vemos as centrais solares de Rio Maior e da Torre Bela saírem do papel: a sua construção vai aproximar Portugal do seu objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050. Gostaria de agradecer a todos os intervenientes, em particular ao Ministério do Ambiente e Ação Climática e a todos os serviços e instituições públicas pelo apoio prestado ao longo dos últimos anos. Também gostaríamos de agradecer às pessoas e entidades da comunidade local envolvente que defenderam o projeto e os benefícios que ele trará”.
Xavier Barbaro, chairman e chief executive officer da Neoen, adianta: “Gostaria de felicitar a nossa equipa em Portugal pelo trabalho e empenho que colocaram no desenvolvimento deste projeto. A Neoen está presente em Portugal desde 2010 e é com enorme orgulho que construímos o maior parque solar do país até à data. Continuaremos a apoiar ativamente a visão portuguesa para as energias renováveis, uma das mais ambiciosas da Europa.”
Neoen, uma das maiores produtoras independentes de energia do mundo
Fundada em 2008, a Neoen é uma das principais produtoras independentes de energia exclusivamente renovável do mundo. Com experiência em energia solar, energia eólica e armazenamento, a empresa desempenha um papel ativo na transição energética, produzindo energia local competitiva e verde em quatro continentes. Após quintuplicar nos últimos cinco anos, sua capacidade em operação e em construção é de 5,8 GW.
As principais operações da Neoen são o parque solar mais poderoso de França (300 MWp) em Cestas, o maior parque eólico da Finlândia (404 MW) em Mutkalampi, uma das usinas solares mais competitivas do mundo no México (El Llano, 375 MWp) e duas das mais poderosas usinas de armazenamento em larga escala, ambas na Austrália: Hornsdale Power Reserve (capacidade de armazenamento de 150 MW/193,5 MWh) e a Victorian Big Battery (300 MW/450 MWh).












