Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioMultimédiaMinistra Ana Abrunhosa lança desafio na Chamusca para a construção do IC3:...

Ministra Ana Abrunhosa lança desafio na Chamusca para a construção do IC3: “desassosseguem-nos!” (vídeo)

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou este sábado a festa da Semana da Ascensão na Chamusca, prometendo o seu “empenho pessoal” no projeto de conclusão do troço do IC3, entre Almeirim e Barquinha e da nova ponte na Chamusca.

Na sessão de inauguração da Semana da Ascensão, a ministra recordou que a conclusão do IC3 entre Almeirim e Vila Nova da Barquinha foi uma promessa para a população da região, em 2017, aquando da construção do Eco Parque do Relvão onde estão instalados os Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER). Este troço do IC3 irá ligar a A13, no concelho de Almeirim, à A23 e à A13, em Vila Nova da Barquinha, sendo uma obra estruturante para o país e para a região, em especial para os concelhos da Barquinha e Entroncamento (Médio Tejo) e Golegã, Chamusca, Alpiarça e Almeirim (Lezíria do Tejo). Ana Abrunhosa recorda que esta obra foi sempre sinalizada como prioritária. “No entanto, até hoje, nem sequer existe projeto. E sem projeto não há obra e torna-se mais arranjar financiamento”.

Veja aqui o vídeo transmitido em direto pelo Mais Ribatejo no Facebook

Ana Abrunhosa afirmou estar “muito sensibilizada para a grande importância desta obra para a região e para o país. Embora a resolução do problema não esteja nas minhas mãos deixo aqui o compromisso de que não deixarei esquecer e irei acompanhar o assunto”.

A ministra da Coesão apelou a que as autarquias e a população fiquem “desassossegados”, “não se conformem” e continuem a reivindicar a obra. Ana Abrunhosa deixou o desafio: “Desassosseguem-nos, ergam a vossa voz”.

Pela sua parte, reiterou ainda o compromisso de “levar o recado” ao Ministério das Infraestruturas para que se possa avançar desde já com a elaboração do projeto e depois encontrar financiamento para a execução da obra.

“Sei da urgência de darmos uma resposta célere, neste sentido, a este território. Para salvaguardarmos a qualidade de vida das populações, as infraestruturas rodoviárias e a existência de alternativas são também sinónimo de qualidade de vida e de competitividade, porque a não existência de uma rodovia que seja competitiva inibe a atração de empresas para este território”, afirmou a ministra.

Paulo Queimado: “vamos continuar a insistir na construção do IC3 e da nova ponte na Chamusca”

Em resposta ao desafio deixado pela ministra da Coesão, o presidente da Câmara da Chamusca afirma que “já andamos desassossegados há muito tempo e vamos continuar a insistir junto do Governo para que tenhamos acessibilidades condignas”. Paulo Queimado salientou a importância de “termos aqui a ministra da Coesão Territorial para mostrarmos as nossas preocupações com a coesão territorial”. “Quando queremos ser competitivos e trazer investimento para o concelho para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, deparamo-nos com este constrangimento que é a falta de boas acessibilidades”, afirma o autarca. Em causa, a necessidade da construção do troço do IC3 ligando a A13 em Almeirim à A23 e à A13 em Vila Nova da Barquinha. A falta de um projeto referida pela ministra Ana Abrunhosa diz respeito, segundo Paulo Queimado, à definição do local da nova travessia do rio Tejo, que deveria ser no concelho da Chamusca, mas que a ex-autarca de Abrantes Maria do Céu Albuquerque, quando foi para o governo, moveu influências para localizá-la mais perto de Abrantes.

MUSP entrega à ministra da Coesão memorando pela construção da nova ponte na Chamusca e conclusão do IC3 (vídeo)

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar