InícioEntrevistas com quem viveu o 25 de AbrilCarlos Cruz – Uma vida inteira ao serviço da liberdade, da cultura...

Carlos Cruz – Uma vida inteira ao serviço da liberdade, da cultura e da cidadania

Aos 87 anos, Carlos Alberto Cruz é um homem cuja vida se confunde com a história recente de Portugal. Nascido em Angeja, no distrito de Aveiro, foi operário aos 12 anos, em Vila Franca de Xira, padre e professor nos anos 60, antes de ser perseguido pela ditadura, preso e torturado pela PIDE. Protagonista da resistência política e cívica ao regime salazarista, esteve envolvido em movimentos sindicais, na luta contra a guerra colonial e na oposição ativa dentro da própria Igreja.

Carlos Cruz
Carlos Cruz. Foto: JB/MaisRibatejo

Carlos Cruz assistiu ao 25 de Abril de 1974 em Lisboa, entre o Saldanha e o Largo do Carmo, e recorda com emoção o fim do medo e o surgimento da esperança. Foi reintegrado no ensino após a Revolução e viria a fixar-se em Santarém, onde se destacou na vida cultural e associativa: foi um dos fundadores da Escola de Música de Santarém, que deu origem ao atual Conservatório, esteve na fundação do jornal O Ribatejo e participou no lançamento da candidatura presidencial de Maria de Lourdes Pintasilgo.

Nesta longa entrevista ao podcast do Mais Ribatejo, Carlos Cruz revisita os momentos decisivos da sua vida e partilha reflexões sobre os desafios de ontem e de hoje. Um testemunho único de coerência, generosidade e coragem, que merece ser escutado e lembrado.

🎧 O episódio completo está disponível no YouTube e nas plataformas de podcast do Mais Ribatejo:

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem