A Estação Zootécnica Nacional da Fonte Boa, em Santarém, vai ser alvo de um conjunto de investimentos que visam regenerar e reforçar a sua importância no panorama da investigação e inovação científica em Portugal. O protocolo, assinado entre o Município de Santarém e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), conta com o apoio do Governo e prevê a implementação de três grandes projetos.

Centro de Investigação e Cirurgia Avançada
Um dos principais investimentos será a criação de um dos centros de cirurgia robótica mais avançados do mundo, dedicado tanto à medicina humana como veterinária. Esta estrutura permitirá o treino médico em técnicas de cirurgia minimamente invasiva e oferecerá uma resposta inovadora para a formação de estudantes de medicina e medicina veterinária, assim como para profissionais já no exercício das suas funções.

O Hospital da Luz contribuiu para este projeto com a cedência de equipamentos de última geração avaliados em dois milhões de euros, reforçando a capacidade tecnológica da unidade instalada na Fonte Boa.

Centro Interpretativo das Raças Autóctones de Portugal
Outro dos projetos anunciados é a criação do Centro Interpretativo das Raças Autóctones de Portugal, que funcionará como uma verdadeira “Arca de Noé” da biodiversidade agropecuária nacional.
O espaço será aberto ao público, com o objetivo de valorizar o setor agrícola e sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação das espécies autóctones. Escolas e instituições de ensino poderão visitar o centro e conhecer de perto as raças tradicionais que fazem parte do património rural do país.

Projetos de Economia Circular e Banco Português de Germoplasma
A regeneração da Estação Zootécnica Nacional inclui ainda projetos de economia circular na agricultura e o Banco Português de Germoplasma, que terá um investimento de cinco milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estes investimentos visam modernizar as instalações de investigação e estimular a participação do setor privado no desenvolvimento científico e tecnológico da agricultura nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, destacou que esta parceria com o INIAV representa “um passo decisivo para devolver à Fonte Boa a relevância científica e económica que merece”, sublinhando o impacto positivo destes investimentos para o concelho e para o país.
Os projetos agora anunciados reforçam o compromisso de Santarém com a inovação e a valorização do setor agrícola, posicionando a região como um polo de referência para a investigação e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à agricultura e medicina veterinária.














Saúdem-se as notícias sobre os novos projectos de investigação e inovação e aguardem-se com expectativa as concretizações, pois, como é sabido, não é a primeira vez que acontece haver tais anúncios, porém, sem consequência. Para o bem da região e do país, a histórica Estação Zootécnica Nacional, na Quinta da Fonte Boa, no Vale de Santarém, concelho de Santarém, irá então “regenerar e reforçar a sua importância no panorama da investigação e inovação científica em Portugal”, que bem precisa. Assim seja!